Viajar de graça pelo nosso país nunca foi um dos seus propósitos de vida? E para fora do Brasil? Nunca passou pela sua cabeça visitar outros estados ou mesmo outras nações sem pagar nada? E recebendo para tal fim? Mas, acredite! Viajar de graça é verdade. Para conseguir vagar por aí afora sem pôr a mão no bolso, você vai precisar planejar demais e entender algumas dicas simples. Para te auxiliar nesta empreitada, organizamos esse Guia definitivo que vai apresentar tudo o que necessita conhecer para viajar de graça no Brasil e em outros países.
Quase nenhuma pessoa sabe, no entanto se pode viajar de graça em nosso país em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Voar pela FAB não é simplesmente para militares e presidentes: uma pequena carona é direito de toda pessoa nascida no Brasil. No entanto, para fazer o uso, é necessário adotar algumas normas.

Escolha o destino

destino-de-viagem Civis não devem embarcar em aeronaves que carregam materiais bélicos ou carga privada. Por esse motivo são empregados para viajar de graça em voos de tropas, correios ou missões (resgates, ronda, treinos). São dezesseis destinos, apenas nacionais.
Não é possível optar por dia e hora: é preciso esperar. Para viajar de graça não dá para escolher bastante. Preencha o prontuário de interesse. Em cada região do nosso território há ao menos três postos dentro de bases aéreas. Leve cópia do RG, comprovante de endereço e aguarde até 10 dias pela resposta.
A viagem é capaz de ser em qualquer período. Os vôos não são reservados. Se aparecer algum com vaga, a FAB se comunica, na mesma hora ou na véspera, comunicando a hora de embarque. Somente não vá bastante informal: não é possível trajar bermuda e chinelos nas bases.
Certas bases estão localizadas em aeroportos civis e, devido a isso, contam com mais infraestrutura. É o caso de bases na cidade de São Paulo (Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília (JK). Nessas, dá para deixar o veículo enquanto viaja.

Seja econômico

Se você quer mesmo viajar de graça, faça uma bagagem com somente quinze quilos, e não leve acima de 5 kg de bagagem de mão. Se a relação dos passageiros for modificada antes da decolagem e sobrarem poucas vagas, faz o embarque quem leva menos carga. A Força Aérea Brasileira opera trinta modelos, de pequenos turboélices a cargueiros enormes, passando pelo avião reserva da Presidência da República.

Como viajar de graça utilizando milhas

Quer saber como viajar de graça, no mínimo, uma vez por ano? Você já parou para se questionar quantos pontos e milhas você junta ou poderia acumular em doze meses? Inúmeras pessoas não ficam atentas ao fato de que pontos e milhas são uma espécie de dinheiro virtual. Moeda essa que pode ser trocada por vários tipos de produtos e serviços, incluindo passagens de avião e estadia.
Veja as dicas que são capazes de auxiliar você a juntar até 20.000 pontos em um ano. Você irá juntar pontos de modo inteligente e sem modificar as suas maneiras de consumo. Você não precisa gastar a mais para conseguir juntar pontos.

Estabeleça um objetivo de viagem

O primeiro ponto que você precisa levar em conta para viajar de graça é o objetivo estabelecido. Depois de traçar um propósito, você necessita conhecer como vai juntar pontos suficientes para obter mercadorias ou serviços. A partir daí seu sonho de viajar de graça começará a se tornar possível.

Concentre os seus gastos em planos de fidelidade parceiros

Para viajar de graça, você precisa juntar pontos numa conta e transferi-los para outra. Caso você se perca e começar a juntar pontos em programas que não têm parceria entre si, irá acabar com muitos pontos espalhados. Deste modo, jamais conseguirá juntá-los numa única conta. Quando você junta pontos numa única conta, você consegue resgatar passagens para viajar de graça.

Junte pontos em distintos programas de fidelidade

Você pode juntar pontos em postos de gasolina, cartões de crédito, companhias aéreas e empresas parceiras a empresas aéreas.
Registre-se num programa de fidelidade de postos de gasolina. Com o KM de Vantagens, dos postos Ipiranga, e o Premmia, da Petrobras, você pode acumular pontos sempre que abastecer seu veículo ou fazer compras nos estabelecimentos de conveniência.
Vamos presumir que você gaste, em média, 100 reais semanalmente, seja no posto de gasolina ou nos estabelecimentos de conveniência. Com esse gasto você seria capaz de acumular de cinco a dez mil pontos na companhia aérea no decorrer de doze meses. Esta pontuação viria somente com abastecimento.

Concentre suas compras nos cartões de crédito

Inicialmente, apure se você já está cadastrado no plano de fidelidade de seu cartão de crédito. Se não estiver, realize o seu cadastro. Efetue, portanto, um cálculo, uma perspectiva de quanto você gasta no cartão de débito e no cartão de crédito. O objetivo é que você concentre grande parte das suas compras, das menores até as maiores, no cartão de crédito. É válido recordar que não é preciso gastar a mais com o objetivo de adquirir pontos. É imprescindível que você tenha um controle das suas compras, para não se afundar em dívidas. Não gaste além do que você pode.

É fundamental também entender qual é a taxa de acúmulo de pontos do seu cartão. Isto é, quantos pontos você junta para todo real ou dólar investido. Deste modo, você é capaz de fazer uma aproximação dos pontos que irá conseguir juntar em média todos os meses.

Outro ponto que você deve observar é se há alguma taxa para transmissão de pontos do seu cartão de crédito para a empresa aérea. Veja também se é possível obter passagens, produtos e serviços diretamente no site do cartão. Quanto mais pontos acumular, mais fácil trocar passagens para viajar de graça.

Aproveite as chances de adquirir pontos duas vezes mais

Vamos oferecer um exemplo tranquilo. Toda vez que você usa o seu cartão de crédito para pagar uma compra no posto de combustível, você acumula pontos em dobro. Contanto que você participe do plano de fidelidade. Afinal, acumula pontos ao mesmo tempo nos programas do posto e do cartão.
Aproveite ofertas de bônus em pontos em milhas nas transferências
Fique atento às promoções de bônus em milhas que as empresas aéreas lançam ao longo do ano. São oportunidades de você aumentar o seu saldo na ocasião de transferir os pontos do cartão de crédito para a companhia. Em média, essas promoções giram em torno de 30% a 40% de bônus. Porém existem casos em que as companhias oferecem promoções de até 120% de bônus em milhas.

Selecione 1 ou 2 companhias aéreas para centralizar seu acúmulo de milhas

Você pode acumular milhas toda vez que voar pelas empresas aéreas. Mas tente escolher uma ou duas preferidas, para concentrar o seu acúmulo de pontos. Jamais deixe de informar o seu número fidelidade na hora de adquirir suas passagens. Se você voa de duas a três vezes por ano, você consegue juntar por volta de dois mil a três mil pontos. Se não conseguir voar pela mesma empresa onde você está concentrando os seus pontos, apesar disto diga seu número fidelidade. Afinal, seus pontos possuem validade de 2 anos e pode dar tempo de você juntar pontos suficientes para outro intuito.

Obtenha produtos e serviços em companhias parceiras e acumule mais pontos

As empresas parceiras das empresas aéreas vão de farmácias, hipermercados, postos de combustível, operadoras de telefone até lojas virtuais. Alguns programas ainda têm parceria com hospedarias e empresas de aluguel de carros. Pesquise as empresas parceiras no site da companhia aérea que selecionou.

Adotando estas dicas, você conseguirá acumular até quase vinte mil pontos no decorrer do ano. Isto proporciona que você resgate passagens aéreas nacionais e pela América Latina. E se conseguir aproveitar ofertas de passagens em milhas, você resgata passagens para viajar de graça com menos pontos. Isto é, ainda vão sobrar pontos para adquirir outras mercadorias e serviços.

Se você tinha alguma dúvida se poderia participar de programas de fidelidade e acumular pontos, agora você percebeu que vale a pena. Não deixe de adquirir pontos e já comece a usufruir das vantagens dos planos de fidelidade.

Efetue o controle de todos os seus planos de fidelidade em um único lugar

Diversas pessoas se sentem perdidas na hora de acompanhar tantos planos de fidelidade. Pensando nisso, arrumamos uma saída. O aplicativo Oktoplus proporciona que você que você faça o controle de todos os seus planos de fidelidade em um único lugar.
Ele também emite alerta de pontos a expirar, com o intuito de você não perder mais pontos. Ainda avisa a respeito das promoções de bônus em transferências. Além disso, fornece um buscador de passagens de avião por milhas e dinheiro. Isto é bom para você comparar a alternativa mais benéfica.

Viajar de graça pelo nosso país por vias terrestres

Jovens de 15 a 29 anos, com rendimento de até dual salários-mínimos, podem se registrar no aplicativo “ID Jovem” e viajar de graça de um estado a outro do nosso território. Além da plataforma, também é possível fazer o registro mediante o site. O Número de Identificação Social (NIS), com onze dígitos, é a “chave” para acessar o site e o aplicativo e emiti-la. Para usar a identidade não é necessário imprimi-la. Basta revelar a imagem do cartão na tela do celular no momento da obtenção do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.

A reserva de assentos em ônibus interestaduais precisará de ser realizada, pelo menos, 3 horas antes do embarque. O beneficiado deve apresentar a “ID Jovem” e a carteira de identidade na hora em que pedir o bilhete. Vão ser reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço tradicional de transporte interestadual de passageiros. Serão também reservadas 2 vagas com desconto de cinquenta por cento , no mínimo, no preço da passagem, a serem usadas após esgotadas as vagas não pagas.

Viajar de graça e recebendo

Todo mundo deseja viajar, no entanto a grana é curta. Para a sorte de muitas pessoas, tem crescido bastante o total de promoções em albergues baseados no chamado Work Exchange (“intercâmbio de trabalho”). Isso significa trocar uma cama e alimentações por certas horas a cada semana de trabalho. Dá para ter estadia gratuita e economizar ao longo da sua viagem. Sites como o Worldpackers reúnem hostels com oportunidades de trabalho com base na moeda de troca.

Pesquise bastante se deseja viajar de graça

A pesquisa é essencial! Especialmente se você estiver buscando trabalho e fazer uma carreira fora do país. Várias das formas de viajar de graça envolvem trabalho, então você precisa ter convicção de estar indo para um lugar seguro, acontece o mesmo com bolsas de estudos.
Devido a isso, avalie a empresa ou a instituição que irá ser responsável pelo seu sustento. Cuide-se e saiba como viajar de graça para fora do país. Você não se arrependerá dessa experiência.

Precauções ao viajar de graça para o exterior

Resultado de imagem para viajar pelo mundoNão é porque você está sem dinheiro que precisa ir despreparado, muito longe disso, você precisa de bem mais preparo para sua aventura. Conheça o telefone de embaixadas na ocasião que for viajar. Caso alguma coisa aconteça com você, basta entrar em contato que, com certeza, seu problema será solucionado.
Bastante essencial: Faça um xerox do passaporte e carregue constantemente com você. Deixe o passaporte na hospedaria, em sua bagagem ou em algum outro lugar seguro. Tome conta de você mesmo e das suas coisas. Você irá ver que é possível conhecer como viajar de graça para fora do Brasil.

Descubra como viajar de graça para fora do país

Existem diversas maneiras de viajar de graça para fora do país. Todas elas irão fazer com que você aprenda muito, seja com uma bolsa de estudo ou trabalhando como au pair. A fim de que você conheça muitas delas, escolhemos formas interessantes de como viajar de graça para fora do Brasil.

Bolsas de estudo

Essa é uma das maneiras mais bacanas e, também, a mais complicada e difícil de conseguir viajar.
Várias universidades fora do país fornecem bolsas para estudantes, principalmente para os de baixa renda. Algumas inclusive dão uma ajuda para que o bolsista consiga se manter por algum período. Contudo, você terá que pesquisar muito e ainda dedicar-se bastante aos estudos.

Uma bolsa de estudos fora do Brasil é uma enorme honra e uma vivência maravilhosa. Entre de cabeça nos estudos e quem sabe esta não vai ser a sua forma de descobrir o planeta? Conhecer como viajar de graça para fora do Brasil pode te levar longe!

Au pair

O Au Pair é um programa nos EUA dado unicamente para candidatos do sexo feminino, ideal para quem quer experienciar o dia a dia de uma família no exterior. A participante terá uma experiência de imersão nos costumes e estilo de vida desta família e vai ser recompensada pelos serviços. Unindo estudo e diversão, a candidata vai acompanhar as crianças nas atividades do cotidiano, como se fosse uma irmã primogênita.

Esse é um ótimo exemplo de como viajar de graça para fora do território nacional. Várias agências cobram por esse tipo de serviço e pode haver algumas exigências quanto à idade e sexo. Porém, é capaz de ser uma excelente opção para quem quer descobrir o planeta e não possui bastante dinheiro.
Para quem adora crianças, esta é a forma ideal para viajar e aproveitar para conhecer lugares diversos. Seu currículo será aprimorado, uma vez que várias empresas adoram este tipo de precedente.

Labore em fazendas e acampamentos e viaje sem pagar um tostão

Outra forma de viajar de graça para fora do país é indo trabalhar em chácaras e acampamentos. Há acampamentos nos Estados Unidos da América e chácaras em todo o mundo que oferecem estadia, refeições e uma excelente aventura para contar em troca de trabalho. Emprego e viagem assegurados podem ser o que você buscava para concretizar o sonho de sair do Brasil, mesmo sem possuir grana.

Viajar de graça em um cruzeiro

Os cruzeiros também são uma das maneiras de conseguir trabalhar e viajar ao mesmo tempo. Quem viveu essa experiência garante que é para aqueles que possuem coração corajoso e vale bem a pena. É ideal saber inglês. Você possivelmente não vai conseguir passar em uma seleção sem o domínio desse idioma. Você também terá todo o treinamento básico. Atravesse os 7 mares e observe como viajar de graça para fora do Brasil.

Viajar de graça sendo voluntariado

Outra boa opção e exemplo de como viajar para fora do território nacional de graça é o serviço voluntário. Muitas associações, instituições e órgãos do governo dão suporte para você realizar uma viagem e fazer serviço voluntário. Esta é uma oportunidade de ser a diferença e descobrir o mundo! Além de ser uma maneira de fazer o bem aos outros, o voluntarismo é ainda uma forma muito mais barata de viajar.

Conheça formas de viajar de graça trabalhando em trabalhos sociais

São milhares de pequenos grupos em todo o planeta que ajudam tartarugas marinhas, geralmente em praias onde acontecem a desova dos animaizinhos. Os valores diferem bastante, sendo capazes de custar vários dólares, contudo diversas organizações disponibilizam acomodações de custo reduzido. Já imaginou viajar, visitar praias desertas e ainda fazer sua parte para auxiliar um animal a sair da lista de risco de extinção?

Voluntariado de conservação – Austrália e Nova Zelândia

Consiste em programas de reduzida duração de conservação de habitats e divulgação do eco-turismo.
Os valores variam, sendo capazes de chegar a AUS$208 por 7 dias de hospedagem, variando de acampamento ou chalés.
Algumas organizações dão viagens gratuitas de alguns dias.

Voluntariado do Sudão – África

Consiste em ensinar inglês nas escolas e universidades do país mais pobre do planeta, além de participar de outras atividades nas comunidades. Geralmente paga-se a passagem até o Sudão, contudo todos os demais custos estão cobertos e determinadas organizações ainda consideram uma ajuda de custo mensal para o voluntário.

Manutenção da Trilha Apalache – Estados Unidos

Trilha Apalache é uma trilhada clássica de mais de 3.000 quilômetros de extensão cruzando o leste dos Estados Unidos.
Além de ser o lar de mais de 2.000 espécies, muitas em perigo de extinção. Já imaginou trabalhar neste ambiente em troca de comida e hospedagem em um dos locais mais belos dos Estados Unidos?

Voluntáriado num Kibbutz – Israel

Um kibbutz é uma maneira de coletividade comunitária de Israel, algo como nossas cooperativas, mas misturando um pouco de socialismo e o sionismo. Este é um dos trabalhos mais delicados em uma das regiões que mais observamos nos noticiários pelo mundo. Porém é chance única de ver e viver em primeira mão tudo o que aparece na TV, e inclusive fazendo nossa parte por um mundo ideal, mais humano e mais pacífico.

Viajar de graça e hospedar de graça

Já pensou que magnífico seria se fosse possível viajar pelo mundo sem se preocupar em pagar estadia por aí? Em São Paulo, por exemplo, o preço da hospedagem representa mais da metade dos gastos dos turistas que visitam a cidade, consoante uma apuração.
O bom é que já existem determinadas formas de viajar sem ter a necessidade de se preocupar com os valores de hotéis: com isto, os seus gastos de viagem reduzem muito e, sendo assim, você pode viajar muito mais!

Estas duas opções de estadia alternativa prometem fazer a alegria de qualquer mochileiro. Confere só:

Maneiras de se hospedar de graça quarto-de-hotel

Couchsurfing

A rede está presente com o intuito de unir viajantes por todo o mundo. Para utilizar o serviço, você necessita se cadastrar e fazer um perfil não pago, podendo oferecer sua moradia para hospedar outros indivíduos ou simplesmente se inscrever como um “surfista de sofá”. Quando visitar um novo país, é possível entrar em contato com anfitriões disponíveis e conferir se qualquer um deles aceita te hospedar. O mais bacana é que esta é ainda por cima um modo de conhecer pessoas em qualquer local do mundo e conhecer mais o dia a dia das cidades que você visita. Entretanto, é imprescindível recordar que o seu anfitrião abriu as portas da habitação para você sem obter nenhum real em troca por esse motivo, então é extremamente fundamental se adequar às normas da casa e aproveitar a experiência para passar certo tempo com os moradores do lugar.

Home Exchange

Este tipo de serviço se concentra para a pessoa que não quer gastar em estadia, entretanto objetiva ter toda a comodidade oferecida por um apartamento. Para entrar na rede, você precisa ter um imóvel, que pode tanto ser a sua própria residência, quanto um outro imóvel. A ideia é alternar de casa com algum outro indivíduo, seja ao mesmo tempo ou não. Antes de começar a usar o serviço, é necessário pagar uma tarifa anual. A taxa dá direito a estadias ilimitadas em 150 países do mundo e você também obtém um segundo ano gratuito caso não conclua nenhuma troca.