Já pensou na sua saúde hoje?

Dia após dia, os cuidados com o bem-estar da população são cada vez mais notórios. O aparecimento dos restaurantes de comida rápida, o desenvolvimento dos produtos enlatados e a ausência de atividade física regular, contribuíram durante anos para o declínio da saúde. Atualmente os programas de emagrecimento nas televisões, o crescente número de academias, a contratação de nutricionistas por parte das empresas que servem refeições e o recente desenvolvimento dos produtos com poucas calorias redefinem a saúde muito para além do conceito de bem primário, apresentando-a como elemento central e indispensável para a vida e para a sua qualidade.

Ferramenta para a qualidade de vida

A qualidade de vida é um conceito subjetivo que varia não só de cultura para cultura, como de pessoa para pessoa. Se para uns a riqueza material é indispensável, para outros, a riqueza espiritual é obrigatória.
Contudo, todo o Homem necessita de um estado físico e mental favorável para poder crescer, trabalhar, amar e aproveitar as maravilhas da vida. E é essa necessidade que tem originado as crescentes políticas de promoção da saúde, através da prática de exercício físico regular e de uma correta alimentação, e de prevenção da doença.

Exercício e alimentação

A prática regular de exercício como a corrida ou o ténis, renovam o seu estado mental e físico.
Todavia, todas essas calorias gastas revelam-se ineficazes caso não exista um correto plano de alimentação associado. A alimentação correta passa pelo consumo moderado de legumes (bróculos, tomate, etc.), frutas, leguminosas (feijão, soja, etc.), cereais, frutos secos (nozes, amendoim, etc.), carnes brancas (frango, coelho, etc.), peixes e laticínios. O consumo de líquidos não-gaseificados, tais como água e chá, entre as refeições, também se revela bastante importante.
O consumo destes alimentos diversificados, em poucas quantidade e com um intervalo de tempo máximo de 3 horas, conduzem a uma redução enorme das probabilidades de desenvolver doenças graves e contribuem ainda para uma vida saudável.

Foto: Inga Nielsen – FotoliaSimilar Posts:

Tags: , ,