Stress e saúde: combinação impossível

É fato corriqueiro que nas sociedades contemporâneas o stress é um dos vilões da saúde e da qualidade de vida das pessoas. O mal que ataca indiscriminadamente sexo e faixa etária, se não cuidado pode comprometer seriamente o bem estar e a saúde causando até mesmo doenças que podem levar à morte.

Um mal silencioso

A vida cotidiana atual impõe ritmos cada vez mais acelerados, tudo é urgente. Trabalha-se cada vez mais, a quantidade de informação multiplica-se a cada segundo, as grandes metrópoles tornam-se cada vez mais poluídas, barulhentas, violentas e intransitáveis. Diante de tantas variáveis externas desfavoráveis o organismo humano tende a reagir, mesmo que lentamente, propiciando assim o aparecimento de um conjunto de sintomas que afetam o equilíbrio somático e até psíquico, o chamado stress.

Como evitar ou livrar-se dele?

Em um cenário como este é possível evitar ou mesmo livrar-se do stress? Combater o stress não é tarefa fácil, mas se a meta é priorizar a saúde física e mental, existem atitudes e medidas que podem ajudar muito. A primeira delas é reconhecer o problema e tentar mudar hábitos para se ter uma vida melhor:
• Planejar e organizar melhor o tempo dedicado a cada atividade desempenhada, seja no trabalho ou no estudo.
• Descomplicar a vida, optando por coisas mais simples.
• Praticar exercícios físicos alivia tensões e dá disposição para as tarefas diárias, além de que pode ser muito prazeroso.
• Tentar manter uma alimentação saudável, preferencialmente balanceada e composta de alimentos que são anti-estressantes naturais.
• O fumo e o álcool não são estressantes por si, mas contribuem para que os sintomas de stress sejam agravados, portanto deixar de fumar e beber moderadamente também é um bom caminho para uma vida saudável.
• Ter um hobby, um passatempo ajuda a desviar o foco dos problemas.
• Se possível viajar nas férias; conhecer novos lugares e novas culturas propicia descanso e relaxamento.
• Fazer trabalhos voluntários. A ajuda aos outros traz compensações de ordem emocional.
• Relacionar-se socialmente, ter amigos, conviver com a família é fundamental para uma vida sem stress, com saúde e feliz!

Foto: Andrea Danti – FotoliaSimilar Posts:

Tags: , , , ,