Lentes de Contato

As lentes de contato são pequenos discos de plástico transparentes usados diretamente em contato com os olhos e têm, primordialmente, a mesma função dos óculos: corrigir problemas de visão. Hoje, são cada vez mais confortáveis e fáceis de usar, mas ainda requerem diversos cuidados especiais para não prejudicarem a saúde dos olhos.



Tipos de lente de contato para correção visual

Para corrigir a miopia, as lentes usadas são as chamadas minus, côncavas e mais finas nas bordas do que no centro. Já para a hipermetropia, o formato é o contrário: as lentes são convexas e mais finas no centro do que nas bordas, chamadas de plus. Diferente das anteriores, esféricas e de correção padronizada, as lentes para astigmatismo são especiais. Chamadas de tóricas, são projetadas em diferentes ângulos e curvaturas, de acordo com a necessidade específica de cada indivíduo. Como são de caráter personalizado, podem ser confeccionadas para corrigir miopia e hipermetropia também. Para problemas como a presbiopia (perda da capacidade do olho de se adaptar corretamente à mudança de foco da visão), que requer lentes bifocais, as lentes de contato podem ser de três tipos: de conversão, dividida ao meio, corrigindo a visão de longe na parte superior da lente e a de perto na parte inferior; concêntrica, possuindo um círculo central e um externo, cada um destinado para a correção da visão de perto ou longe; e esférica, na qual tanto a correção para perto como para longe se encontram próximas ao centro da lente.

Cuidados

As lentes de contato possuem diversas vantagens em relação aos óculos, por serem invisíveis e permitirem plena visão panorâmica. No entanto, como entram em contato direto com a córnea, a higiene com as lentes é imprescindível para manter a saúde dos olhos, do contrário, ao invés de corrigirem problemas, elas podem acabar provocando outros, como infecções e doenças causadas por micro-organismos que se alojam nos olhos. Essas complicações, se não tratadas adequadamente, podem levar até mesmo à perda da visão. Sendo assim, ficar atento aos cuidados de uso é essencial para uma boa saúde e aproveitamento das vantagens das lentes de contato

Foto: Candy Box PhotographySimilar Posts:

Tags: , , ,